Dados do programa
APRESENTAÇÃO
A trajetória da Unifesp traduz o compromisso de sua comunidade com a busca da excelência de suas atividades de ensino, extensão e pesquisa, desenvolvidas de forma integrada e a partir da escuta às demandas da sociedade. Este compromisso resulta na formação de profissionais-cidadãos com sólida formação técnico-científica e humanística.
Na condição de primeira universidade pública da região metropolitana de Santos, a inserção da Unifesp configura a possibilidade de formação de profissionais e de pesquisadores altamente qualificados, principalmente em áreas chaves para a região da Baixada Santista, como a área de tecnologia, saúde e ciências ligadas ao mar. Baseado nessas afirmações, a atuação de um grupo de docentes dentro da área de Saúde e Ciências do Mar no Campus Baixada Santista, decorrente da atuação interdisciplinar de docentes, somado aos diversos projetos fomentados por agências financiadoras, culminou na elaboração do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (PPG-Biopro).
Cabe enfatizar que o PPG-Biopro atua de modo a fazer a interface entre duas áreas estratégicas de nosso Campus: Ciências da Saúde e Ciências do Mar, o que acarreta o desenvolvimento de linhas de pesquisas que serão realizadas em colaboração, envolvendo docentes de dois departamentos (Biociências e Ciências do Mar), objetivando a criação e desenvolvimento de novos produtos e processos provenientes principalmente da biodiversidade marinha, para utilização na saúde humana e no meio ambiente.
LINHAS DE PESQUISA
INTERNACIONALIZAÇÃO
No mundo atual, o conhecimento precisa ser produzido levando-se em consideração o caráter global da aquisição do saber. Neste contexto, a biotecnologia, como uma área interdisciplinar, exige reflexões que vão além das questões locais, uma vez que demanda aplicação de tecnologias desenvolvidas em diversas regiões do planeta.
O PPG-Biopro possui um corpo docente altamente qualificado, com produção científica de alto impacto, a qual decorre de parcerias locais e internacionais. A consolidação e ampliação destas colaborações é parte fundamental da estratégia do Programa, que visa tanto estimular a mobilidade de alunos e docentes, como propiciar a infraestrutura adequada para recepção de pesquisadores estrangeiros que venham participar de atividades de pesquisa ou de ensino.
Os alunos são preparados para serem capazes de discutir ciência em inglês com pesquisadores internacionais, o que é realizado através da oferta de uma ampla grade de disciplinas apoiadas em bibliografia majoritariamente em inglês. Algumas ainda são oferecidas exclusivamente neste idioma, envolvendo a apresentação e discussão de resultados nesta língua. Por fim, os discentes são estimulados a participar de programas de mobilidade internacional, especialmente por meio de projetos divulgados regularmente, como vemos a seguir:
Mestrandos do PPG que viveram a experiência de mobilidade internacional:
Doutorandos do PPG que viveram a experiência de mobilidade internacional:
Pós-doutorandos do PPG que viveram a experiência de mobilidade internacional:
Alunos internacionais que foram recebidos em nosso PPG: