ptenes

Jornada de estudos França-Brasil: Cooperação Científica no Estado de São Paulo. Organizado em mesas redondas temáticas, o encontro contribuirá para a troca de experiências entre integrantes do CNRS, da Universidade de Lyon, de grupos de pesquisa brasileiros no Estado de São Paulo e de empresas. O evento ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2021, presencialmente na FAPESP.

Esta jornada de estudos promoverá o intercâmbio de informações entre pesquisadores, representantes de instituições de pesquisa brasileiras e francesas e do setor socioeconômico sobre questões relativas à cooperação científica, como a montagem, estruturação e gestão de projetos, financiamento, impactos, assim como sua inserção na cooperação a médio e longo prazo.

Duas abordagens transversais serão privilegiadas:

- Com base nas experiências adquiridas no âmbito de IRPs (International Research Project), mostrar os ganhos e o valor agregado para a consolidação da cooperação científica. Serão evocados elementos para o desenvolvimento de um programa científico, os métodos de implementação, a valorização dos conhecimentos adquiridos, o retorno sobre investimentos e a sustentabilidade das ações.

- Compartilhar experiências de equipes de pesquisa no desenvolvimento de parcerias inovadoras e consolidadas entre pesquisadores e indústria no Brasil, destacando as ferramentas de cooperação que podem ser mobilizadas, as possibilidades de financiamento, as estratégias de pesquisa para centros de P&D de empresas privadas, dificuldades encontradas, vantagens e impactos na pesquisa.

Embora o evento seja voltado para iniciativas desenvolvidas no Estado de São Paulo, estará aberto à participação de pesquisadores e instituições de outros estados brasileiros que tenham desenvolvido ou pretendem desenvolver a cooperação com o CNRS e/ou a UdL.

Idioma do evento: português.

INSCRIÇÕES

É necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste PCR negativo com até dois dias de realização.

FAPESP: Rua Pio XI, 1500
Alto da Lapa - São Paulo/SP